o que entra no calculo de custo operacional

O QUE ENTRA NO CÁLCULO?

Todas as despesas do tipo: Aluguel, Folha de Pagamento, Internet, Contabilidade, Água, Luz, Telefone, Material de Limpeza, Lanches para Funcionários, Gastos com Marketing, Telefone, e também aqueles gastos eventuais como manutenção de equipamentos, compras de materiais para o escritório, etc.

Despesas como comissões, impostos sobre vendas, frete de entregas são despesas que variam de acordo com o volume de vendas e portanto, não fazem parte do custo operacional.

Imagem teste

POR QUE DEVO SABER MEU CUSTO OPERACIONAL?

Ter este controle é a base para um bom planejamento financeiro para a empresa e para calcular o preço de venda dos produtos e serviços que sua empresa trabalha. 
O Custo Operacional é a soma de todas as despesas que a empresa tem que pagar para se manter funcionando, são custos que teriam de ser pagos por exemplo mesmo se a empresa não fizer nenhuma venda no mês.
Algumas empresas refazem o seu calculo a cada trimestre pois o valor do custo operacional pode variar de acordo o total de vendas e o valor de despesas. A recomendação é que se faça a cada 3 ou 6 meses.

saiba como usar a planilha de custo operacional

FAÇA O CÁLCULO PELA PLANILHA!

O cálculo é relativamente simples, basta somar todas as despesas operacionais durante um período (últimos 3 meses por exemplo) e calcular o quanto esse valor representa (em percentual) em relação ao faturamento no mesmo período. 
Fórmula: Despesas / Total de Vendas x 100 = Resultado
Para calcular rapidamente e ter uma visão em gráfico e facilitada das suas despesas, BAIXE ESTA PLANILHA, e preencha os dados conforme indicados. É a ferramenta ideal para refazer o cálculo sempre que precisar.